O visionário das motocicletas personalizadas, Paul Yaffe, superou as expectativas mais uma vez com o lançamento de sua mais recente obra-prima, uma personalização única da BMW R 18 Transcontinental.
Combinando a estética clássica do hot rod com a essência distintiva da BMW, este projeto é uma prova da excelência de Yaffe como designer.
Uma lenda da customização
Desde 1991, o mundo das motocicletas personalizadas reconhece Paul Yaffe como um dos criadores de elite de obras-primas motorizadas.
Começando com a fundação da American Legend Motorcycle Company, que mais tarde evoluiu para a Bagger Nation de Paul Yaffe, ele ganhou elogios como três prêmios Oakland Roadster Show de “Motocicleta Mais Bonita do Mundo”, dois prêmios “Construtor do Ano” e três “Inovador do Ano” pela Easyriders Magazine, bem como sua introdução no Sturgis Hall of Fame em 2015.
Suas motocicletas customizadas foram apresentadas em mais de 300 artigos de revistas em todo o mundo, bem como no Discovery Channel, o History canal e outros programas de televisão.
Preservando a essência da BMW R 18
Antes de começar, Paul passou algum tempo se familiarizando com o BMW R18 Transcontinental, cobrindo 3.800 milhas pelos EUA e mais 2.600 milhas para Sturgis e vice-versa.
Assim que o processo de personalização começou, Paul sabia que queria criar uma “bagger” de rodas grandes como ninguém tinha visto antes. Foi crucial para o projeto manter o máximo possível de componentes originais da BMW.
Paul queria que sua criação personalizada permanecesse autenticamente BMW e sabia que não deveria ser feita ou parecer peças de sua linha de produtos existente.
Ele encomendou uma roda dianteira de 26” x 5,5” cortada de um bloco sólido de alumínio de 400 libras, segurando um pneu dianteiro feito à mão com 180 mm de largura.
O quadro teve que ser alongado e inclinado para acomodar a nova roda dianteira e estruturas especiais de suporte do garfo dianteiro tiveram que ser projetadas para corrigir a medição da trilha e otimizar o manuseio.
Componentes exclusivos e modificação de elementos existentes
Inspirada no icônico Mercury Lead Sled da década de 1950, a equipe criou vários componentes exclusivos e modificou elementos existentes da R 18.
O para-lama dianteiro em aço foi feito do zero. A carenagem original da R 18 foi cortada em vários pedaços e reestruturada para corrigir a posição do farol e fluir para a nova roda dianteira.
Para cobrir o espaço entre a carenagem e o tanque de combustível, foi desenvolvido um defletor frontal exclusivo, que esconde estrategicamente o radiador. Além disso, um conjunto exclusivo de Yaffe Monkey Bars foi feito para complementar o design geral.
A equipe queria manter as tampas, os zíperes e os alto-falantes das bolsas, então um novo conjunto de ‘peles’ foi criado para dar às bolsas um perfil completamente novo e único, mantendo a excelente engenharia e funcionalidade que a BMW criou para elas.
A equipe de Paul ampliou o para-lama traseiro original, fabricando um segundo para-lama traseiro R 18, garantindo que ele combinasse perfeitamente com o perfil das novas malas.
À medida que a construção começou a tomar forma, Yaffe reorganizou as lanternas traseiras originais da R 18 em painéis de preenchimento feitos à mão e trabalhou uma área da placa no para-lama no clássico estilo hot rod.
Ele também alongou as tampas laterais originais do R 18 para manter seu formato original e cobrir mais área, ajudando o olho a fluir para as bolsas.
Estética clássica de trenó de chumbo
Mantendo-se fiel à estética clássica do Lead Sled, Yaffe priorizou dois componentes cruciais: a suspensão pneumática e os tubos laterais.
Foi projetado um sofisticado tanque de ar e sistema de distribuição, bem como um chassi dedicado sob cada lado dos alforjes para acomodar componentes essenciais, incluindo os tanques de armazenamento de ar necessários, um compressor de ar considerável e todos os controles, válvulas e solenóides necessários para o suporte e operação eficazes do sistema.
Centrando a atenção no design dos tubos laterais, a equipa de produção decidiu preservar a distinta “sensação BMW” que distingue esta construção.
Manter os escapamentos clássicos do motor Boxer era inegociável na visão de Paul. Os conversores catalíticos foram removidos dos tubos de escape para dar lugar a um sistema de defletor perfurado de alto fluxo feito sob medida.
Esta inovação não só substituiu o sistema restritivo de emissões, mas também manteve a contrapressão essencial para um desempenho ideal.
Para melhorar ainda mais a experiência auditiva, foi introduzido um sistema de silenciador de três etapas fabricado com precisão para alcançar a ressonância desejada.
O toque final foi um megafone de boca larga, que proporciona aquele som clássico e característico do hot rod.
Tudo se resume à estética
Mudando o foco para a estética, Paul queria uma sensação clássica de hot rod sem gráficos que distraíssem, destacando a nova postura e perfil elegante da moto. A ênfase estava na simplicidade e na atratividade.
“Começamos a trabalhar aperfeiçoando todos os painéis da carroceria fabricados e suavizando tudo até obter um acabamento semelhante ao vidro. Depois de optar por um acabamento preto brilhante atemporal, a atenção da equipe se voltou para alcançar a perfeição da carroceria”, disse.
Paul contratou seu pintor, Héctor Martínez, para aplicar a impecável tinta preta brilhante. Reconhecendo a necessidade de contraste, Paul decidiu por um interior clássico em vermelho sangue.
A arte é encontrar o equilíbrio perfeito, sem exagerar
A Guys Upholstery criou o assento de estilo contemporâneo e o console do painel e Hector preparou uma cor semelhante para as pinças do freio dianteiro.
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