O BMW X5 chega para inaugurar um novo capítulo na história do BMW Group Brasil e da indústria automotiva brasileira. Na sexta-feira, 29 de novembro, a planta Araquari, em Santa Catarina, iniciou oficialmente a produção do novo BMW X5, o primeiro híbrido plug-in fabricado na América do Sul. Por isso, o BMW Group Brasil acaba de ser reconhecido com o título de “Inovação do Ano”, na 58ª edição do Prêmio Carro do Ano 2025, promovido pela revista Autoesporte, uma das premiações mais tradicionais da indústria automotiva no Brasil.
BMW X5 é primeiro híbrido plug-in produzido na américa do sul
“A produção local de um modelo eletrificado no Brasil é o início de uma nova era para o BMW Group. O BMW X5 é o modelo em série mais sofisticado, tecnológico e potente já produzido na América do Sul. Isso é motivo de grande orgulho para todos os colaboradores da planta Araquari”, afirma Otavio Rodacoswiski, diretor geral da Planta Araquari do BMW Group Brasil, no ano em que a fábrica está celebrando 10 anos e mais de 100 mil unidades produzidas.
“A planta Araquari é a maior fábrica de carros premium da América do Sul. Para iniciarmos a produção de um modelo eletrificado, nossos times foram treinados para trabalhar com equipamentos específicos para alta voltagem, inclusive em sinergia com outras fábricas do BMW Group no mundo. Reforçamos assim a nossa liderança no setor premium e fortalecemos o nosso compromisso com a inovação e o pioneirismo no Brasil”, afirma Rodacoswiski.
No BMW Group, a produção segue a demanda do mercado. “Nossa decisão de produzir o X5 híbrido plug-in em Araquari foi incentivada pelo forte desempenho dos modelos eletrificados em nosso portfólio no mercado brasileiro. Em 2024, um em cada quatro BMWs vendidos no país é totalmente elétrico ou híbrido plug-in. E o novo X5 PHEV produzido localmente ajudará a aumentar essa participação”, afirma Maru Escobedo, Presidente e CEO do BMW Group Brasil.
Potência e inovação na indústria automotiva brasileira
Em outubro, o BMW Group anunciou o aporte de R$ 1,1 bilhão entre 2025 e 2028 no Brasil, para produzir novos modelos e desenvolver tecnologias globais a partir do escritório de Engenharia local. “Com o início de produção do primeiro híbrido plug-in no Brasil e um aporte de R$ 1,1 bilhão nos próximos anos, reforçamos o nosso compromisso com o Brasil e com o desenvolvimento da indústria brasileira”, afirma Escobedo.
O BMW Group é a empresa de mobilidade premium mais bem-sucedida no Brasil nos últimos 10 anos, quando a Planta Araquari, no estado de Santa Catarina, foi inaugurada. A planta Araquari produz também os modelos BMW Série 3 e BMW X1, líderes de vendas em seus segmentos no Brasil, que garantem à marca a liderança no segmento premium pelo sexto ano consecutivo.
BMW X5 representa a arte em híbridos plug-in
Com visual que mescla robustez e elegância, o BMW X5 tem faróis afilados e a grade em forma de duplo rim marcando a aparência dianteira. Além disso, o modelo é equipado com o BMW Iconic Glow, uma iluminação ao redor da grade que confere ao modelo um visual ainda mais moderno. Na traseira, as lanternas têm contornos e formatos de iluminação que dão ao modelo um visual imponente em ambientes noturnos. Por dentro, o modelo é equipado com o BMW Curved Display, composto por uma tela de informações de 12,3 polegadas atrás do volante e outra tela de 14,9 polegadas que faz o papel de central multimídia. O sistema se tornou marca registrada nos modelos da BMW e torna a condução muito mais agradável e reduzem significativamente o número de botões em favor do controle digital para inúmeras funções.
Debaixo do capô, o BMW X5 híbrido plug-in usa o que há de mais moderno do BMW Group desta tecnologia. O modelo é equipado com um motor a gasolina de seis cilindros em linha de 313 cv e um motor elétrico de 197cv, que juntos desenvolvem 489 cv de potência e 700 Nm de torque combinados. Integrado na transmissão Steptronic Sport de oito marchas, o motor elétrico utiliza um novo sistema pré-engrenagem para melhorar a entrega de torque e contribuir para um desempenho ainda mais esportivo para o modelo. O BMW X5 xDrive50e acelera de 0 a 100km/h em apenas 4,8 segundos.
A quantidade de energia utilizável que pode ser armazenada pela bateria de alta tensão é de 25,7 kWh, o que confere ao X5 um alcance em modo 100% elétrico até 79 km, de acordo com o ciclo PBEV. Dois carregadores de alta potência acompanham o carro, um carregador Flex Charger portátil de até 11 kW e uma BMW Wallbox de até 22 kW garantem a recarga em casa e em viagens.
Ciclo de vida de baterias de veículos eletrificados
O BMW Group Brasil foi pioneiro ao comercializar o primeiro carro 100% elétrico no Brasil, o BMW i3 lançado em 2014. O pioneirismo continuou em 2022, ao firmar uma parceria com Tupy e Senai Paraná em um projeto de reciclagem de baterias por hidrometalurgia, processo mais sustentável que a tradicional pirometalurgia, mais utilizada atualmente. A tecnologia envolve menos emissões de gases de efeito estufa e menor necessidade de extração de minerais pelos meios tradicionais de mineração. o projeto abre uma nova rota para uso de minerais reciclados na fabricação de baterias novas, o que contribui para a redução da dependência da matéria-prima mineral primária.
Já a parceria com WEG e Energy Source resultou, também em 2022, no desenvolvimento de uma estação de recarga de carros eletrificados utilizando baterias usadas do BMW i3 e painéis solares. O algoritmo da Energy Source seleciona os módulos de baterias usadas aptos para o processo de reuso “Second Life”, prolongando sua vida útil em até dez anos. O gerenciador de energias WEG conectou os painéis solares e a rede elétrica ao banco de baterias, possibilitando a disponibilidade de abastecimento contínuo e o retorno do excedente energético à rede.
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